segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 9º ANO

Eleições e Voto Consciente
Importância das eleições, importância do voto consciente, escolhendo um bom candidato

Introdução
É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.
A importância do voto
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Como votar conscientemente
Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.
Durante a campanha eleitoral
Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

Conclusão
Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

SÍMBOLOS SAGRADOS - 7º ANO

ALGUNS SÍMBOLOS SAGRADOS
Borres Guilouski
Os símbolos são linguagens que representam e comunicam idéias.
Alguns símbolos sagrados são universais. Eles são compartilhados por
diferentes povos e religiões. Podem ser objetos como o sino, a chave, o círculo, ou
elementos da natureza a árvore, flores, fogo, sol, estrela, água, pedra, ar, entre outros.
Os elementos naturais são usados geralmente como símbolos sagrados para
representar a vida, a sabedoria, a imortalidade ou os ensinamentos e experiências
importantes para os seguidores de diversas religiões.
A árvore é um exemplo interessante de símbolo universal. Está presente em
muitas culturas antigas e atuais. Existem tradições religiosas que consideram algumas
árvores sagradas. Para as tradições nativas de modo geral, todas as árvores são
sagradas.
Para os índios Ticuna, povo que vive na região amazônica e maior nação
indígena do Brasil, a árvore chamada samaumeira é sagrada. Essa árvore é
considerada a Mãe da Floresta e a Criadora do mundo. Na história mítica dos Ticuna o
mundo surgiu desta árvore.
Além da samaumeira, a jurema, a paineira, o guaraná, o açaí, entre outras, são
também árvores sagradas para os índios
brasileiros.
O baobá (foto ao lado) é uma gigantesca árvore, considerada sagrada para os povos da
África. O baobá pode viver mais de mil anos, atingir até 25 metros ou mais de altura e 7 metros a 11 metros ou mais de diâmetro. Dela o homem pode usufruir de muitos benefícios. O baobá armazena grande quantidade de água em seu tronco que pode ser extraída e utilizada. Além disso, em seus imensos ocos as pessoas podem até morar.
As folhas surgem entre os meses de julho e janeiro, mas, se o terreno onde cresce a árvore for bem umedecido ela mantém as folhas quase todo o ano. Geralmente, o baobá floresce durante uma única noite, no período de maio a agosto. Suas flores permanecem abertas durante poucas horas. Praticamente, tudo dessa árvore pode ser aproveitado. O baobá é uma fonte preciosa de medicamentos e alimento para as pessoas. No Candomblé o baobá é uma árvore sagrada que não deve ser cortada ou arrancada.
Na tradição do Budismo acredita-se que o príncipe Sidarta Gautama, sentado sob uma figueira, após dias de meditação profunda, despertou atingindo a iluminação interior, tornando-se assim, Buda que significa o Iluminado. A figueira ou bodhi é sagrada para os seguidores do Budismo. Segundo a tradição budista, ela protegia Buda, envolvendo-o com seus galhos durante a meditação. Assim, a figueira passou a ser um símbolo da sabedoria e existe a crença de que ela pode emitir uma bela música quando o vento passa por seus ramos, quem a ouvir tem a dádiva de despertar espiritualmente.
No Judaísmo, as árvores são símbolos da vida. Antes da primavera os judeus celebram o “Ano novo das árvores”, o TU B’SHVAT, o dia da criação das árvores.
Nesse dia, costuma-se plantar árvores pronunciando uma oração ao plantá-las.
No Cristianismo, a videira é símbolo de Cristo “a videira verdadeira”. Os povos no Antigo
Oriente consideravam a videira uma árvore sagrada, e o vinho extraído dela simbolizava a juventude e a imortalidade.


ATIVIDADES

1) Leia com atenção o texto “ALGUNS SÍMBOLOS SAGRADOS”, depois responda as questões abaixo:
a) O que são símbolos?_______________________________________________
___________________________________________________________________b) Cite nomes de seis símbolos que são compartilhados por diferentes povos e religiões._______________________________________________________________________________________________________________________________
c) Existem símbolos religiosos compartilhados nas religiões ou igrejas que você conhece?Quais?________________________________________________________________________________________________________________________
2) Escreva o que você achou de mais interessante das informações que você leu no texto sobre as árvores sagradas e seus simbolismos:
a) samaumeira_______________________________________________________
___________________________________________________________________
b) baobá ___________________________________________________________
___________________________________________________________________
c) figueira __________________________________________________________
___________________________________________________________________
d) videira ___________________________________________________________
___________________________________________________________________

3) Pense e responda:
a) O que você e todas as pessoas devem fazer para preservar as árvores?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quais as árvores que você mais gosta? Desenhe duas e depois descreva que
significados elas tem para você.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça uma pesquisa sobre a origem e significados da árvore de Natal. Depois com os resultados da pesquisa confeccione com seus colegas cartazes. Socializem o conhecimento fazendo uma exposição dos cartazes na escola.








O QUE É SAGRADO PARA VOCÊ?
Borres Guilouski

Sagrado é algo digno de
grande respeito e veneração
O sagrado está relacionado
com os sentimentos e o coração
O sagrado está dentro e fora de você
Está na vida de cada pessoa.
Não importa a cultura, a etnia, a
cor da pele ou a religião
Sagrado é seu corpo, sua
casa, seu alimento, sua crença
Sagrada é a voz da consciência que lhe indica o caminho do bem
Sagrada é a natureza, porque dela depende nossa vida!
Sagrada é a beleza e o perfume de cada flor
Sagradas são as árvores, transmissoras de paz e purificadoras do ar
Sagrada é a água que lava o nosso corpo e que sacia a sede
Sagrada é a Mãe-Terra, nossa casa planetária que nos acolhe generosamente
Sagrado é o Universo, santuário da vida
Sagrado é todo gesto de respeito e acolhimento a qualquer criatura
Sagrado é o conhecimento que liberta as pessoas, que engrandece a vida, que humaniza e amplia a visão de mundo
Sagrada é a ciência, a arte, a filosofia e a religião que enobrece a alma, eleva a consciência e inspira o coração.






O QUE É SAGRADO PARA VOCÊ?
Borres Guilouski

Sagrado é algo digno de
grande respeito e veneração
O sagrado está relacionado
com os sentimentos e o coração
O sagrado está dentro e fora de você
Está na vida de cada pessoa.
Não importa a cultura, a etnia, a
cor da pele ou a religião
Sagrado é seu corpo, sua
casa, seu alimento, sua crença
Sagrada é a voz da consciência que lhe indica o caminho do bem
Sagrada é a natureza, porque dela depende nossa vida!
Sagrada é a beleza e o perfume de cada flor
Sagradas são as árvores, transmissoras de paz e purificadoras do ar
Sagrada é a água que lava o nosso corpo e que sacia a sede
Sagrada é a Mãe-Terra, nossa casa planetária que nos acolhe generosamente
Sagrado é o Universo, santuário da vida
Sagrado é todo gesto de respeito e acolhimento a qualquer criatura
Sagrado é o conhecimento que liberta as pessoas, que engrandece a vida, que humaniza e amplia a visão de mundo
Sagrada é a ciência, a arte, a filosofia e a religião que enobrece a alma, eleva a consciência e inspira o coração.

SEQUÊNCIA DIDATICA - OUT/2010 - ENS. RELIGIOSO -8º e 9º ANO

SER FELIZ É UM OBJETIVO DE VIDA ENSINO RELIGIOSO

Ser feliz é o principal objetivo da vida. As diversas tradições religiosas apresentam ensinamentos sobre o objetivo de vida para os seus seguidores. Esses ensinamentos indicam como as pessoas devem viver para conquistarem uma vida feliz. Assim, segundo os ensinamentos das diversas religiões, só é feliz de verdade quem é útil a si mesmo a aos outros, ou seja, quem busca sempre fazer o bem.
Vamos conhecer o que ensinam algumas tradições religiosas sobre este assunto tão importante para todos nós.
HINDUÍSMO: A verdadeira felicidade vem de Deus e é uma recompensa pela bondade. A pessoa que busca ser sábia alcança a felicidade.
BUDISMO: A pessoa sábia e bondosa será feliz. A felicidade é encontrada como resultado natural da prática das boas ações.
XINTOÍSMO: A virtude anda de mãos dadas com a felicidade.
TAOÍSMO: A felicidade na vida de uma pessoa acontece quando ela vive em perfeita harmonia com a natureza, consigo mesma e com seus semelhantes.
CONFUCIONISMO: Mesmo nas situações mais pobres uma pessoa que vive corretamente será feliz. Coisas mal adquiridas nunca trarão felicidade. À pessoa bondosa o Céu garante felicidade.
JUDAÍSMO: A felicidade é resultado de boas obras. Se as pessoas seguirem a Lei de Deus elas serão felizes.
CRISTIANSIMO: Tudo o que uma pessoa semear isto ela colherá. Quem faz o bem será feliz e sua recompensa será grande no Céu.
ISLAMISMO: A felicidade virá para quem se voltar para Deus e se unir a Ele. Quem é bom será muito feliz.
FÉ BAHÁ’Í: Feliz é a pessoa que se apegou à verdade.

Fonte consultada: O. P. Ghai. Unidade na Diversidade – Coleção Herança Espiritual, Vozes: Petrópolis, 1990.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Leia com atenção o texto acima e depois faça as atividades propostas.
1) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Quem é bom será muito feliz. ( ) BUDISMO
(2) Tudo o que a pessoa semear isto colherá. ( ) HINDUÍSMO
(3) Cada pessoa deve viver em perfeita harmonia com a natureza. ( ) ISLAMISMO
(4) A pessoa sábia e bondosa será feliz. ( ) CRISTIANISMO
(5) A pessoa que busca ser sábia alcança a felicidade. ( ) TAOÍSMO

2) Faça uma pesquisa em livros ou na Internet para saber quem é o fundador de cada uma destas religiões e onde elas tiveram começo:
A) BUDISMO –
B) ISLAMISMO –
C) FÉ BAHÁ’Í –
D) CONFUCIONISMO –

3) Quem foi o fundador do Cristianismo? Pesquise para saber um ensinamento importante que ele transmitiu aos seus seguidores e que é um objetivo de vida. Você pode pesquisar em um dos quatro evangelhos que fazem parte da Bíblia, o livro sagrado dos cristãos. Anote em seu caderno os dados da sua pesquisa, socialize-a com os colegas e conversem sobre a importância deste ensinamento na vida das pessoas.

4) Organizem equipes de acordo com o número das religiões citadas no texto. Transcrevam em cartolinas o ensinamento de cada religião e depois ilustrem esse ensinamento com desenhos ou recortes de gravuras. Façam uma exposição na escola destes trabalhos.

5) Leia em forma de jogral a poesia abaixo e depois reflita com os colegas sobre o conteúdo da mesma.
OBJETIVO DA VIDA
Iris Boff
Tudo o que existe
Não tem um fim triste
Mas um destino feliz
Um bom objetivo
É o melhor incentivo
Ser sempre aprendiz

Teremos na vida
Escolhas e saídas
Em várias direções
Em qualquer mudança



O sentido se alcança
Pelas religiões

Elas são suporte
Esperança e o norte
Se a vida está por um fio
A fé é o deposito
Para o nosso propósito
Não cair no vazio

Produção textual coletiva - 5º ano

(Produção coletiva da turma do 5º Ano B, Professora Fabiana)
Poema: O DIA PASSA
O dia passa ...
Passa sozinho
Sem ninguém perceber.

O dia passa ...
Começa a manhã
Com o Sol renascer
Vou para a escola
Lá eu vou aprender.

O dia passa ...
A tarde vem
Vou brincar com alguém
Até a mamãe chamar
Para jantar.

O dia passa ...
A noite chega
Vejo no céu
Estrelas que brilha
Durmo feliz a esperar
Novo dia chegar.

Como o computador pode contribuir para transformação da escola


As novas tecnologias podem ser aliada em nossa prática pedagógica.Tonando nossas aulas mais dinâmica, menos centralizadora. Os laboratórios de informática que as escolas acabaram de receber, podem e devem ser um recurso que possibilite o aluno a criar e pensar.Com o computador o professor será um mediador, propondo a melhoria da qualidade de ensino contribuindo para a multiplicação de possibilidades de escolha fazendo com que a escola seja mais participativa e menos centralizadora. Dessa forma os alunos têm acesso a mais informações e formas diferentes de aprender/ ensinar." ( Joissi, SC, Brasil - Professora de LP e LEI)